segunda-feira, 20 de março de 2023

Governo orienta gestantes sobre saúde bucal durante atendimento do Sorrir Móvel na MACMA

 


Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado nesta segunda-feira (20), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou atendimento do Sorrir Móvel, na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís. Foram atendidas gestantes que estão fazendo consultas de pré-natal. 

Na ação desta segunda, foram ofertados serviços de triagem, aplicação de flúor, limpeza, extração e restauração. Os casos que necessitam de acompanhamento foram encaminhados para o Sorrir Centro. A ação contou com palestra educativa sobre a importância da saúde bucal durante o pré-natal. O atendimento da unidade móvel do Sorrir é quinzenal na MACMA. 

O primeiro e nono trimestres da gravidez são considerados os mais críticos, período em que também devem ser evitados procedimentos odontológicos de maior complexidade. O segundo trimestre, que corresponde do terceiro ao sexto mês de gravidez, é o momento mais oportuno para a realização de tratamento bucal. De acordo com o diretor técnico da Rede Sorrir, Fabrício Saraiva, o pré-natal odontológico compõe uma das etapas das consultas de pré-natal. “Entre os complicadores que a falta de cuidado com a saúde bucal pode desencadear está o trabalho de parto prematuro. Para os bebês, a assistência contribui para evitar o surgimento de fungos causadores de desconforto e dor, uma vez que o leite materno contém carboidratos, exigindo atenção na higienização”, disse Fabrício. 

Sorrir Móvel

A unidade do Sorrir Móvel é equipada com duas salas odontológicas, aparelho de Raio-x, pia, autoclave para esterilização dos instrumentais, refletor odontológico, profilaxia e orientação de higiene. Desde a implantação em 2019, já foram realizados 19.096 atendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário