quinta-feira, 30 de março de 2023

Juscelino debate ações em de telecomunicações e radiodifusão com prefeitos

 


Para apresentar as ações do Ministério das Comunicações (MCom) e debater estratégias para a inclusão digital dos brasileiros, o ministro Juscelino Filho se reuniu com prefeitos de diversas cidades do país, nesta quarta-feira (29).

Os representantes dos municípios estão em Brasília para a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que termina nesta quinta-feira (30).

“O Ministério das Comunicações está de portas abertas a todos os prefeitos. Os desafios são muitos, mas nós estamos com disposição de ouvir e buscar conhecimento para tomar as decisões corretas. A parceria entre governo federal e municípios é essencial para o sucesso das políticas públicas e para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros”, afirmou Juscelino Filho.

O ministro reforçou a importância de levar inclusão digital para todos os cantos do país e pediu a parceria dos prefeitos para avançar nesse projeto.

“Vamos atuar de forma transversal, com todas as áreas, como a agricultura, o turismo, a educação, a saúde e a indústria. Levando inclusão digital, nós vamos levar inclusão social. Vamos mudar a vida dessas pessoas”, disse.

Saúde e educação

O MCom vem trabalhando arduamente para entregar infraestrutura e conectividade para as escolas brasileiras. Segundo Juscelino Filho, a meta é levar internet de qualidade para as escolas que ainda estão desconectadas e melhorar a qualidade da internet daquelas que já possuem a infraestrutura.

Além das escolas, a Pasta vai levar internet para as unidades de saúde e para os agentes comunitários.

“Estamos estruturando uma distribuição de chip com sinal de internet para conectar os quase 400 mil agentes comunitários de saúde que fazem o trabalho na ponta”, acrescentou o ministro.

Câmara

O ministro das Comunicações participou ainda de uma reunião na bancada federal maranhense, na Câmara dos Deputados. Na ocasião ele pediu aos municípios para aderirem ao Programa Digitaliza Brasil, que tem como objetivo digitalizar os sinais da televisão analógica terrestre em todo o país. As prefeituras e entidades precisam manifestar interesse em participar do programa.

Juscelino Filho também registrou sua solidariedade aos quase 50 municípios maranhenses que decretaram estado de emergência devido às fortes chuvas que atingem a região. No último dia 21, o ministro das Comunicações esteve no estado visitando algumas regiões atingidas e vem se mobilizando para que todas as famílias que estão sofrendo com essa situação sejam atendidas pelo poder público.

Ações

Durante toda esta semana, a Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos (ASPAR) do MCom, junto com as secretarias técnicas da Pasta, estão atendendo os prefeitos para sanar dúvidas relacionadas aos setores de telecomunicações e radiodifusão. A recepção será até esta quinta-feira (30), das 9h às 18h, no Salão Nobre do Ministério das Comunicações.

Os atendimentos de radiodifusão são sobre os processos de Serviços de Retransmissão de Rádio (RTR) na Amazônia Legal; Serviço de Radiodifusão Comunitária (RadCom); Retransmissão de Televisão (RTVS) e Digitaliza Brasil.

Já a Secretaria de Telecomunicações (Setel) tira dúvidas sobre os programas da Pasta, como o Computadores para Inclusão – que permite a doação de equipamentos recondicionados para Prefeituras e sobre a possibilidade de parceria por meio dos processos desfazimento municipais – e o Programa Wi-Fi Brasil – que instala pontos de conexão de internet via satélite em localidades remotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário