quinta-feira, 23 de março de 2023

Mês da Mulher: Ação Resgate promove ações de saúde e fortalece o combate à violência doméstica

 


Em alusão ao Mês da Mulher, o Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual) realizou, nesta quarta-feira (22), edição especial do Ação Resgate na Praça Deodoro, Centro de São Luís. O objetivo da ação foi fortalecer a luta pelo fim da violência doméstica contra mulheres.

O CAPS AD Estadual integra a Rede de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“A violência contra a mulher infelizmente ainda é muito presente em nossa sociedade. Portanto, o trabalho conjunto entre o Judiciário e a Saúde beneficia a população no sentido de que são compartilhadas informações sobre como proceder diante de uma violência, seja contra si ou outra pessoa, fortalecendo também o combate ao feminicídio em nosso estado”, disse o coordenador do CAPS AD Estadual da SES, Marcelo Costa. 


De acordo com a juíza de direito da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar, Lucia Helena Heluy, cerca de 400 medidas protetivas são realizadas por mês. “Em 2022 foi quando mais houveram registros de violência contra as mulheres. Somente no Maranhão, foram 67 mulheres vítimas de feminicídio neste ano, por isso é fundamental unirmos forças a fim de experimentarmos uma sociedade mais justa e solidária”, disse. 

Também esteve presente na mobilização, o juiz da 1ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar de São Luís, Reginaldo Cordeiro Júnior. Ele pontuou a importância de manter a população próxima das instituições públicas. “Foi um momento para dialogarmos sobre onde as mulheres podem pedir ajuda quando se encontrarem em situação de violência física, moral, psicológica”, destacou. 


Ação Resgate

Durante a ação, foram realizados atendimentos psicológicos, panfletagem, verificação de glicemia e pressão arterial, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite, além de teste de Covid 19, atendimentos clínicos, internação voluntária para dependência química, distribuição de kits de higiene para pessoas em situação de rua usuárias de drogas, entre outros. 

Esta é a sexta vez este ano que o CAPS AD Estadual, em conjunto com a Delegacia de Costumes de São Luís, promove atividades do programa Ação Resgate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário