quinta-feira, 30 de março de 2023

Risco do aparecimento de doenças aumenta em casos de enchentes


As chuvas intensas que têm ocorrido em várias cidades do Maranhão geraram alerta na população. Em alguns lugares, nas regiões ribeirinhas do estado, moradores precisaram deixar suas casas por conta das enchentes provocadas pelo transbordamento de rios. O contato direto com a água, muitas vezes é inevitável, por isso é preciso atenção para conter o surgimento de doenças.


A enfermeira Bruna Vasconcelos Oliveira, lembra que a condição é favorável para a propagação da dengue, zikavírus e chikungunya. “O acúmulo de água parada e a baixa cobertura de saneamento básico podem criar ambientes favoráveis para a reprodução do mosquito. O que piora em climas quentes e úmidos”, comenta. 

Afirma ainda que as enchentes invadem o espaço urbano de forma contaminada, ou seja, ao saírem dos rios e córregos, as águas acabam levando consigo lixo, lama e esgoto para dentro das casas. “A ingestão de água e alimentos contaminados podem causar doenças como a leptospirose, cólera, hepatites, febre tifóide entre outras. Sintomas como cansaço, febre, náuseas e dores de cabeça podem sinalizar a contaminação”, destaca a docente. 

Bruna acrescenta que evitar o contato com a água, também é essencial, mas nem sempre é possível, por isso, a especialista indica a higienização após o contato. “Alerte crianças para não brincar com a água suja. E caso tenha contato, sempre lave ambientes, utensílios ou móveis com água limpa e sabão” finaliza a enfermeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário