sábado, 30 de setembro de 2023

Brandão viaja para a Espanha e Camarão assumirá o governo do MA

 


Com objetivo de fortalecer a cadeia da fruticultura no estado, o Governo do Maranhão estará presente na Fruit Attraction 2023, a Feira Internacional Anual das Frutas. O evento ocorre em Madri, na Espanha, no período de 3 a 5 de outubro, e reunirá diversos profissionais da indústria de frutas e vegetais, além de oportunizar espaços para realização de negócios.

Com a ida do governador Carlos Brandão ao evento, a partir de segunda-feira(2) assume o comando do estado o vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão (PT). Camarão foi governador interino por cerca de 15 dias durante o mês de agosto, período em que Brandão deixou o cargo para um período de férias.

O retorno de Brandão ao Maranhão está previsto para o dia 08 de outubro.

Fruit Attraction

A feira oportuniza o encontro de empresas e demais representantes dos setores de frutas e legumes a fim de estimular relações comerciais sólidas no mundo todo, bem como abertura de novos mercados. O evento conta com a apresentação de inovações, produtos e variedades do setor, além de serviços agregados de distribuição internacional.

De acordo com a organização do evento, neste ano, a feira deve receber 2 mil empresas expositoras de 56 países e 90 mil profissionais de 135 países. A expectativa é que as negociações feitas durante o evento rendam US$ 200 milhões em vendas.

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Preso homem que matou atropelado médico na Avenida Litorânea, em São Luís

 


Foi preso, na noite desta sexta-feira (29), o suspeito de matar o médico carioca Édson Soares, de 54 anos, na Avenida Litorânea, em São Luís

O ciclista foi atropelado e arrastado por cerca de 30 metros, na manhã de hoje.

O suspeito é um empresário baiano que mora na capital e trabalha com aluguel de veículos.

Seduc avalia diagnóstico da educação profissional e tecnológica na rede estadual


Na manhã desta quinta-feira (28), o vice-governador e secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, participou de reunião com representantes da Superintendência de Educação e Trabalho da Fundação Itaú, que apresentaram resultados do Diagnóstico da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) da rede estadual.

O levantamento tem por objetivo, apresentar dados que pontuem os principais indicadores e necessidades relacionadas ao Ensino Profissionalizante e Técnico (EPT) no estado do Maranhão e discutir a expansão e oferta de cursos profissionalizantes para alunos da rede pública estadual.

Os dados para o diagnóstico foram levantados pela Fundação Itaú, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Integral (Saepi), junto a outros setores da Seduc e também, às escolas da rede.

“Desde 2019, estamos apoiando o Maranhão na perspectiva da educação profissional e tecnológica de forma integral e sistêmica, com a oferta e expansão da educação técnica.

Para a Fundação Itaú, é muito gratificante apoiar uma rede em um estado que está tão comprometido com a população e com a desigualdade”, destaca Carla Chiamarelli, gerente de gestão do conhecimento na Superintendência de Educação e Trabalho da Fundação Itaú.

Dados

O Maranhão possui cerca de 1 milhão e 800 mil jovens com idade entre 15 e 19 anos (o equivalente a 25% da população). Desses, 70% estão cursando o ensino médio ou já concluíram essa etapa e 64% dos jovens com a idade de 19 anos já concluíram o ensino médio.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o desemprego entre jovens que cursaram o ensino técnico é 32% menor do que entre os jovens que concluíram o ensino médio não técnico.

Quanto ao percentual de renda, os alunos que cursaram o ensino técnico têm um acréscimo salarial de 56% em relação aos que não cursaram. Baseado nesses dados, a Seduc tem por finalidade, investir na formação profissional dos estudantes da rede estadual, preparando-os para o mercado de trabalho.

Para a ampliação do Ensino Técnico Profissionalizante (EPT) na rede estadual, a Secretaria de Educação conta com a arrecadação do montante de recursos significativos até 2024, através dos Precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Parcelamento Direto Estudantil (PPDE).

“Com a perspectiva quanto aos recursos que temos para receber até o ano que vem, faremos um planejamento para a devida utilização. E por meio do diagnóstico apresentado, vamos fazer os ajustes necessários na rede de ensino do Maranhão, como a ampliação e implementação de novos cursos técnicos nas áreas de saúde, hotelaria, gastronomia, eletrotécnica e outros”, destaca o secretário Felipe Camarão.

Estiveram presentes também na reunião Anderson Lindoso, subsecretário da Seduc; Delmar Matias, secretário adjunto de Educação Profissional e Integral (Seduc) e Cricielle Muniz, diretora geral do Iema.

VÍDEO: Vereador Professor Pavão Filho avança na pauta em defesa do pagamento de precatórios do Fundef aos profissionais do magistério da educação básica de São Luís

A Câmara Municipal de São Luís aprovou o Requerimento nº 1268/2023, de autoria do Vereador Prof. Pavão Filho, solicitando à Prefeitura Municipal de São Luís, informações  sobre o Cronograma de pagamento do precatório, referente aos recursos do Fundef aos profissionais do magistério da educação básica da rede pública municipal de ensino de São Luís/MA e propôs que seja realizada Audiência Pública, agendada para o dia 09 de outubro de 2023, (segunda-feira) às 14h, no Plenário Simão Estácio da Silveira, a fim de discutir com o Parlamento Municipal sobre o referido assunto.

Em sua fala, o Vereador Prof. Pavão Filho, destacou que a União em acordo firmado na justiça federal  pagará o  aporte de 430 milhões ao Município de São Luís, dividido em 3 parcelas, sendo que deste montante, já foi pago a 1ª parcela no valor de  170 milhões.



Deputados reúnem-se com ministro das Comunicações para tratar de serviços de telefonia móvel no Maranhão

 

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), acompanhada de uma comitiva de parlamentares, recebeu, nesta sexta-feira (29), na sala de reuniões da Presidência da Casa, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri. Na ocasião, o ministro anunciou que São Luís será a primeira capital do Brasil a receber a “Blitz do Monitoramento e da Inspeção da Qualidade do Serviço da Telefonia Móvel”.

O encontro teve como objetivo tratar de políticas públicas pertinentes à qualidade dos serviços de telefonia móvel no estado. A chefe do Legislativo maranhense destacou a importância dessa mobilização conjunta para solucionar esse que é um dos problemas recorrentes nos municípios do Maranhão.

“A reunião é fundamental e é uma continuidade do trabalho dos nossos deputados, que foram á Brasília, e uma resposta do compromisso do ministro Juscelino com o Maranhão. Esse encontro vai traçar um caminho para que a gente possa resolver os problemas que temos com relação à nossa telefonia”, assinalou Iracema Vale.

O ministro Juscelino Filho afirmou que o monitoramento e a inspeção serão feitos em parceria com as operadoras de telefonia, no intuito de buscar a melhoria do serviço onde não está tendo uma qualidade ideal para o uso da população.

“É nessa direção que estamos atuando, junto com a Anatel, para poder entregar resultados para a população, no que tange à prestação do serviço de telefonia móvel. Estamos dialogando com as operadoras e os encaminhamentos desta reunião serão tratados também com elas, que estarão presentes por meio de representantes nessas blitzes, localizando os gaps e vazios que existem em alguns pontos da cidade e buscando melhorar a qualidade do serviço”, frisou o ministro. 

Demandas 

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, lembrou que, durante a realização do leilão do 5G, foi feita a contratação para a ampliação dos sinais 4G e 5G para além dos municípios. “Até 2028, todos os municípios terão o 5G e todas as localidades, ou seja, distritos, vilas, deverão ter o 4G. Estamos juntos e empenhados com o Ministério das Comunicações para que esse prazo seja antecipado e até o final de 2026, como está previsto no novo PAC, todos os municípios e localidades do Maranhão sejam atendidas ou com 4G ou com o 5G”, garantiu. 

Na reunião, o deputado Neto Evangelista (União Brasil), que liderou a comissão de parlamentares que foi à Brasília tratar do tema, apontou os principais pontos de São Luís em que o sinal de telefonia necessita de melhorias. 

“Nós estamos muito satisfeitos com essa reunião com o ministro Juscelino, para que possamos dar os encaminhamentos finais e entregar à população, inicialmente na Ilha de São Luís, uma qualidade do sinal de telefonia móvel. Tenho certeza que ao final da sua gestão frente ao ministério das Comunicações teremos uma internet com outro potencial ideal para os usuários não só do Maranhão, mas de todo o país”, declarou Neto Evangelista.  

Também estiveram presentes os deputados Roberto Costa (MDB), Antônio Pereira (PSB), Ricardo Arruda (MDB), Ana do Gás (PCdoB), Cláudio Cunha (PL), Fernando Braide (PSD), além dos deputados federais Márcio Honaiser (PDT) e Cléber Verde (MDB). 

Secretário Tiago Fernandes destaca a adesão de quase 80 municípios ao Programa Cuidar de Todos durante reunião da CIB

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou a adesão de 79 municípios ao Programa Cuidar de Todos – Atenção Primária, nesta sexta-feira (29), durante a 9ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque.

“Após 48 horas da abertura das inscrições para a adesão, quase 80 municípios efetivaram sua participação na iniciativa de apoio e investimento na Atenção Primária em Saúde do Governo do Estado. Temos a plena certeza de que o Programa Cuidar de Todos promoverá a maior transformação social e de saúde que o Maranhão já experimentou, com foco na melhoria da assistência e qualidade de vida dos maranhenses”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Após o período de 30 dias para adesão, o Governo do Estado iniciará a etapa de doação dos equipamentos para os municípios. Ao aderir ao programa, os municípios estabelecem um pacto de cooperação com o estado para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e o enfrentamento dos problemas que mais causam adoecimento e óbito na população maranhense. 

Também presente na 9ª Reunião da CIB, a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS), Thaís Mesquita, citou os esforços do governo estadual e da SES para a alavancarem a Atenção Primária com o Programa Cuidar de Todos. “É importante reforçar a necessidade de conclamar os municípios que ainda não fizeram a adesão. Por isso, convido a todos para uma força-tarefa nesta próxima semana a fim de o quanto antes darmos início ao programa”. 

Entre os informes apresentados na CIB, a aprovação do “Dia D de Coleta de Exame de Colpocitologia Oncótica”, previsto para acontecer no dia 31 de outubro em todos os 217 municípios do Maranhão, e a habilitação do “Serviço de Referência para Diagnóstico do Câncer de Mama (SDM) e Serviço de Referência para Diagnóstico e Tratamento de lesões Precursoras do Câncer do Colo de Útero (SRC)”, no Hospital Regional da Baixada Maranhense “Dr. Jackson Lago”, Hospital de Câncer do Maranhão “Dr. Tarquínio Lopes Filho” e do Hospital Genésio Rêgo.

Os membros da CIB acompanharam, ainda, a apresentação das principais diretrizes do Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES). 


Programa Cuidar de Todos – Atenção Primária

Para aderir ao Programa Cuidar de Todos – Atenção Primária, todo o processo pode ser feito on-line. O município interessado deve acessar o site [url=http://www.saude.ma.gov.br]http://www.saude.ma.gov.br[/url], clicar em adesão ao programa, preencher o termo, certificar-se que todas as informações estão corretas, enviar o formulário e fazer o download do documento.  

Para finalizar a adesão, o download do documento gerado deverá ser assinado (digital ou manuscrito) e enviado para o e-mail da coordenação do programa (cuidardetodos@saude.ma.gov.br) juntamente com os documentos obrigatórios.

O município tem a opção de realizar a adesão na modalidade presencial. É preciso também preencher, baixar, assinar o termo, anexar os documentos necessários e realizar a entrega na sede da SES, no setor de protocolo ou na Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), ambos em São Luís.

Aprovado projeto de Roberto Costa que concede Título de Cidadão Maranhense ao secretário Maurício Ribeiro

 


A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão aprovou esta semana o Projeto de Resolução Legislativa nº 22/2023, de autoria do deputado Roberto Costa (MDB), conferindo o Título de Cidadão Maranhense a Maurício Ribeiro Martins, secretário de Estado da Segurança Pública.

O deputado Roberto Costa destacou a importância do reconhecimento. “O secretário Maurício Ribeiro Martins tem demonstrado um compromisso inabalável com a segurança e o bem-estar dos maranhenses ao longo de sua carreira. Sua dedicação exemplar e contribuição ímpar para o Estado do Maranhão fazem dele um merecedor desta honra. Este título simboliza nosso reconhecimento pelo seu incansável trabalho em prol da segurança pública e da comunidade maranhense”.

Maurício Ribeiro Martins, um dedicado delegado de Polícia Civil com uma carreira pública de mais de duas décadas, atualmente desempenha o papel de Secretário de Estado da Segurança Pública. Ao longo de sua trajetória, ocupou diversos cargos de grande relevância, incluindo o de subsecretário de Segurança Pública, corregedor adjunto de Polícia Civil, diretor da Academia de Polícia Civil e titular de diversas delegacias nos municípios do Maranhão.

O secretário Maurício Ribeiro Martins, embora natural do estado do Piauí, escolheu o Maranhão como seu lar há 26 anos. Ele é casado com Ana Sumika Ericeira Tanaka Martins e é pai de Juliana Tanaka Martins, José da Silva Martins Neto e Luiza Tanaka Martins.

O Título de Cidadão Maranhense é uma honraria reservada a personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao Estado do Maranhão, e a aprovação unânime na Assembleia Legislativa reflete o apreço e respeito que Maurício Ribeiro Martins conquistou ao longo de sua carreira.

A cerimônia de entrega do Título de Cidadão Maranhense será realizada em data a ser definida e contará com a presença de autoridades, familiares e amigos que desejam homenagear o secretário Maurício Ribeiro Martins.