sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Duarte Jr. se faz de vítima, mas esquece o passado!


Um vídeo circulou nas redes sociais relacionado ao pré-candidato Duarte Jr. (Republicanos) nesta quinta-feira (24). O material mostra várias atitudes do deputado estadual, em que Duarte Jr. se arrepende posteriormente a atos tomados pelo parlamentar. Após os descuidos, Duarte Jr. repetidamente pede desculpas.

O pré-candidato e a assessoria de comunicação de Duarte Jr. chegaram a disparar a seguinte nota: 
"Como mais uma pesquisa coloca Duarte no 2º turno para a Prefeitura, os ataques aumentaram. O pré-candidato formalizou denúncia na PF sobre o disparo em massa de fake news pelo WhatsApp. Isso só mostra o medo que os filhotes do poder têm de perder seus privilégios. Tenho fé e faremos de São Luís um lugar de todos", diz a nota.

VAMOS RECORDAR
A assessoria de Duarte Jr. alega que o pré-candidato vem sofrendo perseguição e estaria sendo vítima de uma campanha suja. Talvez a assessoria do deputado estadual esqueça de fatos recentes, que colocam Duarte Jr. na linha de frente de investigações relacionadas a fake news.

No dia 11/03/2020, o deputado Wellington do Curso (PSDB), que era pré-candidato a prefeito de São Luís, mas foi boicotado pelo partido, usou a tribuna da Assembleia Legislativa, para cobrar explicações relacionadas a fake news envolvendo seu nome, chegou a nomear e pedir a atenção do deputado Duarte Júnior (Republicanos). Wellington do Curso repudiou diversos ataques sofridos por ele, durante a campanha eleitoral de 2018.
Logo que subiu à tribuna, Wellington pediu a Duarte que permanecesse em plenário, para que pudesse se posicionar sobre documentos fornecidos pelo Facebook, por determinação da Justiça Eleitoral, que, conforme revelou o Blog ATUAL7 na época, ligam um servidor do gabinete do deputado do Republicanos na Alema, a um perfil no Instagram, utilizado exclusivamente para publicações afim de achincalhar o colega de parlamento.
Supostos prints de conversas no Telegram, em que Duarte Júnior e demais integrantes de um grupo aparecem combinando ataques a Wellington nas redes sociais e em blogs locais, também foram mostrados pelo parlamentar. Veja o vídeo:

                    

Apesar da insistência do tucano, Duarte Júnior fugiu da cobrança por explicações a respeito da suposta milícia virtual, deixando o plenário durante o discurso de Wellington, supostamente devido um telefonema. Veja o vídeo:

                     

A ligação entre o assessor de Duarte Jr. e o perfil no Instagram, segundo o Blog Atual7, chegou a está sob investigação na Polícia Federal.
O deputado Wellington também esteve na sede da PF em São Luís, onde prestou depoimento. 
Ainda em março deste ano, em meio à cobertura da imprensa sobre prints e áudios de supostas conversas pelo aplicativo Telegram, atribuídas a Duarte e assessores com conteúdos que denotam assédio moral, gordofobia, tentativa de censura à imprensa e homofobia, envolvendo ainda suposta milícia virtual, Duarte Júnior disse que estava sendo perseguido, por causa do período eleitoral, e que as mensagens teriam sido manipuladas.
“Isso não são denúncias, são perseguições. (...) O que vocês estão fazendo é manipular a informação perante as pessoas, e tentar transformar alguém que é sério em alguém que não é correto”, palavras proferidas durante entrevista ao telejornal Bom Dia Maranhão, da TV Difusora.


O Bom Dia Maranhão, telejornal mais antigo do Maranhão no ar e de grande credibilidade, recebeu o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) com todo respeito e cordialidade. Alvo de várias críticas, principalmente por conta da repercussão de áudios e vídeos nas redes sociais, Duarte conversou com os jornalistas Adalberto Melo (apresentador) e John Cutrim (comentarista político), em uma entrevista de quase 20 minutos de duração, bastante tempo para que pudesse se explicar, mas aí contrário preferiu a todo momento partir para para ataques e bate-boca, demonstrando total descontrole. 
A partir de áudios e vídeos, supostamente vazados, surgiram denúncias de assédio moral contra subordinados no Procon, de gordofobia, tentativa de censura à imprensa e homofobia. 
Durante a entrevista, gentilmente chamado a emissora para falar sobre as denúncias contra sua pessoa. Duarte Jr. usou o tempo não só para se defender, mas para antecipar pré-campanha a prefeito de São Luís, o que veio se concretizar futuramente, falando sobre planos para a cidade. “Eu sou pré-candidato a prefeito de São Luís e, por isso, vamos apresentar o mesmo trabalho sério que fizemos no Procon, que nós fizemos no Viva, para honrar a esperança das pessoas”, assegurou.
Duarte Júnior chegou a ocupar a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para se defender a respeito das denúncias. À época, o deputado estadual disse que mensagens de seu Telegram teriam sido manipuladas e alteradas. Sobre a questão, afirmou durante entrevista que, como todos que têm grupos em aplicativos de mensagens instantâneas, é humano e pode cometer “erros perdoáveis”.
“Eu tenho vários grupos no Telegram, subtraíram algumas dessas mensagens de vários grupos que eu sequer lembro, muitas delas há mais de três anos, estão trazendo agora estas mensagens de foro íntimo”, disse.
Reconheceu que se envolveu em uma “brincadeira infeliz” e que pediu desculpas a respeito de vídeo que circula na internet ao lado de um amigo e assessor, comentando um suposto resultado de exame de HIV. “Uma brincadeira boba, uma brincadeira sobre um exame [de HIV/AIDS], de cunho íntimo. Pedi desculpas nas redes sociais e, depois daquele evento, nós já fizemos várias ações em prol da pessoa com o vírus HIV”, falou. Reveja aqui no blog a matéria:
Durante a entrevista, o jornalista Adalberto Melo reforçou que o Sistema Difusora combate veementemente as Fake News e colocou à disposição o melhor perito do país para fazer análise dos áudios para que seja feita perícia a respeito de manipulação e alteração dos materiais. Diferente de orientação a funcionários do Procon-MA por meio de áudio, Duarte Júnior falou que “de maneira alguma” usou servidores públicos em sua campanha no ano de 2018. Boa parte deles permanece trabalhando até hoje com Duarte Júnior. 

Perguntado sobre quem o estaria ameaçando ou perseguindo, o deputado disse que relatará nomes no momento certo. O apresentador do Bom Dia Maranhão finalizou a entrevista garantindo que não havia nenhuma decisão da justiça que assegurasse ao parlamentar o direito de resposta, mas que a emissora abre espaço para ouvir as pessoas, o contraditório, como prega o bom jornalismo. 

MAIS ACONTECIMENTOS
Em abril do ano passado, durante palestra sobre educação e democracia no XI Congresso Nacional de Direito, ele distorceu uma pergunta feita pelo jornalista Samartony Martins, em uma live pelo Facebook do jornal O Imparcial, e afirmou aos participantes que uma viagem que fez para Harvard, em Boston (EUA), não gerou custo aos cofres do Estado.
“Eu tive a oportunidade de passar uma semana estudando em Harvard, e até nisso fizeram fake news. Fui dar uma entrevista ontem ao jornal O Imparcial e o repórter falou assim: Duarte, como é que foi o passeio? Aí eu: primeiramente, quero destacar que não foi uma viagem a passeio, eu fui pra estudar, e não houve nenhum custo para o Estado, mas o que rolou nos blogs, foi que eu estava gastando milhões, um absurdo. Apresentei ao Portal da Transparência, tudo direitinho, mas, houve a fake news”, disse o deputado estadual.
Contudo, conforme ainda revelou o blog Atual7, uma semana antes da palestra, dados do Portal da Transparência mostram que a viagem foi bancada pela Assembleia Legislativa do Maranhão, que o reembolsou em R$ 4 mil por cinco diárias solicitadas.
Na palestra, utilizando-se do mesmo expediente que diz combater, isto é, de corruptos e malfeitores descobertos pela imprensa, ele pediu aos participantes do evento que deixassem de acompanhar esses veículos.
“Primeiro passo é não ler blogs. Pronto! Saiam disso. Vai lá no computador de vocês (sic), denunciem todos os blogs. Não leiam blogs. Por que blogs, senhoras e senhores, eles publicam aquilo que eles são pagos para publicar”, disse Duarte Jr.
Nas próprias redes sociais, a qual Duarte Júnior já chegou a criticar o jogo baixo de disputa eleitoral, são as mesmas redes sociais que assessores e apoiadores compartilham matéria quando é positiva ao deputado. Vale lembrar que como figura pública, Duarte Jr. deve respeitar às críticas e entender que o ser humano é passivo de erros e acertos. Deve acima de tudo respeitar a opinião pública, liberdade de expressão e da imprensa, e respeitar a democracia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário