quarta-feira, 31 de maio de 2023

As movimentações políticas de pré-candidatos a Prefeitura de São Luís


A primeira grande movimentação foi do presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor (PCdoB). O líder do legislativo municipal cumpriu extensa agenda em Brasília, na capital federal na última semana. 

O líder do legislativo ludovicense se reuniu nada mais, nada menos, do que com lideranças de sete partidos; e ainda por cima; importantes líderes políticos no estado do Maranhão, e consequentemente, da capital São Luís. 

Paulo Victor chegou à capital federal na tarde da última terça-feira (23), quando reuniu-se com o ministro das Comunicações, deputado federal Juscelino Filho (União Brasil). Já na manhã de quarta-feira (24), PV cumpriu agenda com outra importante liderança política no Maranhão, o senador Weverton Rocha do PDT. Na mesma quarta, só que a tarde, Paulo Victor manteve conversas com outros quatro deputados federais de partidos diferentes: Rubens Pereira Júnior, do PT; André Fufuca, do PP; Márcio Jerry, do PCdoB; e Aluísio Mendes, do Republicanos. Na mesma tarde, o presidente do legislativo em São Luís, se encontrou com Tasso Jereissati, ex-governador e ex-senador pelo Ceará, líder nacional do PSDB.

Ainda em Brasília, Paulo Victor se encontrou ainda com o ministro de Justiça e Segurança Pública e ex-governador do Maranhão, Flávio Dino.

Já Eduardo Braide (PSD), que é pré-candidato à reeleição, compareceu ao evento de filiação do deputado federal Cléber Verde ao MDB.

Na oportunidade, foi reforçado o desejo de apoio do partido à reeleição de Braide nas eleições de 2024, decisão essa que já estaria sendo costurada pela cúpula nacional do partido antes mesmo do anúncio da filiação de Cléber Verde à legenda, ainda em abril. 

A garantia de que o partido irá com Braide foi dada a Verde pelo presidente nacional, Baleia Rossi, que esteve em São Luís na última segunda-feira (29), justamente para filiação do colega de Câmara Federal.

De uma forma ou de outra, garantido por Cléber Verde durante o ato de filiação, o MDB de São Luís estará com Braide e deverá ocupar novos postos na gestão; atualmente tem o secretario de Esportes, Romário Barros, e o de Desenvolvimento Metropolitano, André Campos.

Outro pré-candidato a Prefeitura de São Luís é Duarte Júnior, derrotado na última eleição municipal, justamente para Eduardo Braide. 

O presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, confirmou, na noite desta terça-feira (30), que o deputado federal, é pré-candidato a prefeito da capital maranhense na eleição de 2024. 

Na agenda com a direção nacional do PSB estava também o deputado de Pernambuco, Pedro Campos, com quem Duarte mantém o gabinete compartilhado.

Cabe ressaltar que a situação de Duarte Jr. não é tão confortável no PSB, já que existe um outro fortíssimo pré-candidato a Prefeitura de São Luís na sigla, o deputado estadual e ex-secretário de saúde do Maranhão, Carlos Lula. Ou seja, não dar pra dizer que dentro do PSB, o martelo está batido para a oficialização da candidatura de Duarte, Carlos Lula está muito forte no jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário